quinta-feira, 14 de outubro de 2010

O que é Ética, Segundo Cortella

        Segundo Cortella, A ética está definida em três questões muito importantes, que são: Quero, Devo e Posso, antes de fazer qualquer coisa você deve parar para pensar em tais questões, por que muitas vezes não somos correspondidos em mais de uma questão sugerida acima para agir de uma determinada forma que “possa” ser ético. Até mesmo porque o que pra um pode ser ético para outros não. A ética é o que rege a nossa conduta a vida social, seja ela em casa, na rua, nas empresas, enfim, engloba o conjunto de princípios e valores de uma pessoa ou um grupo de pessoas, que algumas vezes são impostas pra que todos possam conviver em harmonia. Um dos grandes conflitos que vivemos quando tentamos ser éticos é que muitas vezes aquilo que podemos não é o que queremos e então gera-se um dilema.

“Ética”. Quando pensamos na ética abrimos mão de determinados pensamentos, sentimentos que muitas vezes, nós, homens e mulheres, saímos daquela roupa chamada ética, fazendo algo que muitas vezes não seja o melhor ou mais apropriado de acordo com a situação. Desta forma também podemos dizer que ela se preocupa com a vida no coletivo. A ética é a recusa à diminuição da vida, dos valores e princípios, do caráter e dignidade.  


Participação do autor Mário Sergio Cortella no Programa do Jô -part 1/2



Participação do autor Mário Sergio Cortella no Programa do Jô -part 2/2

Considerações Finais
 Os vídeos acima que acabamos de ver referem se a uma entrevista dada pelo autor  Mário Sérgio Cortella ao Programa do Jô, na qual o filósofo, expõe detalhes referentes ao seu livro " Qual é a Tua Obra?". O ápice da entrevista (part 2/2), foram os conceitos importantes como: Ética, Moral, Amoral e Imoral, onde por sua vez, constitue se em matéria dada em sala de aula, resultando em debate em sala.
No segundo vídeo é possível ter um melhor entendendimento em relação aos conceitos citados acima. 






Livro.: "Qual é a Tua Obra"

Nenhum comentário:

Postar um comentário