quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Contribuições dos autores Cortella x Senge: liderança, gestão e ética

GESTÃO

 O autor Peter Senge trabalha a perspectiva da aprendizagem organizacional, onde depende das pessoas para que ocorra de fato, ressaltando que é um processo, e muitas vezes trabalhoso e de resultados à longo prazo.

Isso se deve aos modelos mentais que cada indivíduo da Oraganização possui, que por sua vez o influencia em suas ações, decisões e percepções do mundo ao redor.

Para gerir uma organização é necessário que haja uma visão compartilhada de um propósito, e incentivar as pessoas de forma tal que se comprometam espontaneamente com aquela visão.
Esse processo ocorre quando as pessoas  se sentem parte de um time, de uma equipe, que possa agregar a sua capacidade de aprendizagem e fortalecer o trabalaho em equipe ampliando o conhecimento e a evolução dos mapas mentais.

Fonte Foto: http://www.google.com.br/imgres?imgurl
Uma coisa que nos atentamos a respeito do  capítulo que Cortella diz assim: "reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisisvo para a mudança" - página 28, isso nos lembra a respeito dos modelos mentais se a pessoa acreditar que não pode aprender com outra pessoa ela se aliena a própria ignorância, em uma equipe dentro da empresa é necessário sintonia respeitando a atividade que o outro faz e querer atuar de forma integrada - trabalho em equipe o que reflete na percepção de cada um  pois, se elas não conseguirem aproveitar tais oportunidades é porque lhes faltam a humildade.
As pessoas precisam aprender que somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros - Luciano de Crescenzo - Presidente da IBM.

Esta é a verdaeira gestão de poder enxergar o outro, como o outro e não como estranho esse modelo mental ainda repercute entre nós pela arrogância, mas quando dermos a oportunidade da humildade as coisas seriam de outra forma.

Por outro lado Cortella vai muito além desta perspectiva, nos fazendo compreender que é um conceito em construção, ou seja,que só saberemos quando soubermos equilibrar a vida pessoal e profissional e saber respoder a grande pergunta qual é a tua obra, é preciso enxergar-se naquilo que se faz não olhando para o trabalho como castigo mas substituir tal visão alterando o modelo mental pelo conceito de realizar uma obra. Em seu livro Cortella traz muitos exemplos cotidianos, mostrando o comportamento das pessoas no âmbito familiar e profissional, de acordo com seus valores e ética.

Um trecho que muito nos chamou a atenção diz o seguinte: "Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho"; claramente demonstra como cada um de nós está se conduzindo nos caminhos da vida, como a enxergamos através de nossos modelos mentais, valores e princípios.

Ele diz que há muitos executivos esgotados e a custa de quê? Mais bens materiais? Será que é esse o propósito legitimo?

É  importante refletirmos a respeito de assuntos como estes inquietantes, que nos questionam e intrigam, não pensar apenas no agora, no urgente e esquecendo do importante: que obra eu estou construindo, qual é a minha contribuição no cenário dessa vida?
Qual é  a obra de cada um de nós?
Um lição extraimos de Cortella: "que um bom gestor de sua vida é aquele que administra o tempo".

Liderança

Cortella nos ensina no seu livro que uma liderança é baseada em ispirar e animar as pessoas a fazer se sentirem bem com o que fazem e se sentirem integradas a obra  para a qual nasceram.
Senge no seu livro nos transmite em outras palavras também a impotância da liderança dizendo que: "as organizaçoes que conseguem reunir pessoas em torno de uma identidade, com um sentido de missão na vida, pois não há resultados legitimos para um lider que possua objetivos pessoais e não consegue compartilhar a visão, e que tente incentivar as pessoas por espontânea vontade em torno desse objetivo.
As pessoas querem mais que dinheiro, posiçoes elas aspiram terem a sua obra reconhecida e se sentirem importante no conjunto daquela obra,não apenas salário ou algum benefício elas querem mesmo é se sentirem realizadas.
Chegamos a conclusão depois ler as duas bibliografias que Cortella e Senge se conversam no aspecto de liderança, em que o lider tem como tarefa fazer com que as pessoas tenham clareza de qual é a obra dela dentro de uma organizaçao de uma equipe, ou seja esclarecer  a obra coletiva e de elas se verem naquilo que fazem assim elas se realizam.
Fica claro que precisamos ver não apenas a floresta mas as árvores ter um pensamento sistêmico, conduzindo as pessoas a atravessar para o cumprimento de projetos metas, propósitos e um futuro.
E o verdadeiro lider é aquele que eleva seus liderados com ele, e não o contrário de usá-los em benefício próprio como diz Cortella um verdadeiro trapezista (pág 96).
Para reflexão de todos: O poder é para servir e não para se servir; um poder que se serve, em vez de servir não serve. (pág 96)

Ética

O conceito de etica para Cortella em seu livro é um conjunto de valores e principios de uma pessoa ou um grupo de pessoas, pressupõe a capacidade de decidir,julgar e avaliar com autonomia.
Suponhamos uma organização onde sabemos que as pessoas são diferentes, vieram de contextos diferentes que possuem cada uma a sua etica
Cortella diz que a etica não dá conflitos, mas é algo que nos coloca dilemas.
Muitas vezes o que e etica para mim nao e para o outro, mas nem por isso ele deixa de ser etico
 Exemplo pessoas que pagam propina para levar vantagens,enquanto outros sofrem o prejuizo mas nao se corrompem por conta de conservarem seus principios e valores.
Podemos relacionar a etica com os modelos mentais de Senge, que são imagens que nos limitam a maneiras habituais de pensar e agir, sao ativos e els modelam o modo de agir deas pessoas.
Outro exemplo três pedreiros numa mesma construção possuem modelos mentais distintos e tem percepções diferentes do mesmo contexto, um diz que coloca tijolos, o outro levanta uma parede e  o outro vai mais além construindo uma catedral.
 Imaginemos isso numa empresa quantas pessoas pensando e agindode maneiras diferentes.
Analisando o dois autores pudemos perceber que as organizações precisam ter uma comunicacão  objetiva e clara sobre o que consideram sobre etica e seguir, porque as pessoas possuem modelos mentais diferentes, por exeplo deixar claro que aqui não fazemos qualquer negócio que é possível ética e negócios andarem juntos, pois a ética nos auxilia para cuidarmos da vida coletiva, dfa convivência entre os indivíduos.
Outro ponto que é importante destacar ´que algumas empresas se descuidam da ética e vão se tornando anestesiadas em sua consciência achabdo que é normal uma propina, comprar recibos,não registrar um funcionário.
É muito importante para as empresas que proclamem a sua ética e a pratiquem, para não haver incoerência em sua consduta perante os seus colaboradores, para não perder a credibilidade e o respeito, pois, isso poderá acarretar em uma vida curta na sociedade atual.


Parecer do Grupo: Camila, Débora, Luiza e Simone sobre a leitura de As cinco disciplinas e Qual é atua obra?


Nenhum comentário:

Postar um comentário