quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Relações existentes entre as Disciplinas apresentadas por Peter Senge

O domínio pessoal enfatiza o individuo, seus objetivos pessoais, é a sua capacidade de analisar com objetividade a realidade, que por sua vez, recebe influencia de seu modelo mental, que são recurso internos, conhecimentos, experiências e vicências que influenciam no modo de agir, de enxergar a realidade a sua volta, como solucionar algum problema.

Exemplos:

Para um indivíduo qual será o significado de trablaho para ele, um meio ou um fim, a maneira como ele perceber e enxergar ´rrá impactar em suas ações e reações.
Outro exemplo que podemos citar do modelo mental e como interfere a percepção (que é a maneira que cada indivíduo interpreta a realidade (o mundo) à sua volta.

Situação: Três operários estão trabalhando juntos em uma construção foi perguntado a cada um deles a mesma pergunta:

"O que vocês estão fazendo?"

O primeiro respondeu: - Acimentando os tijolos;
O segundo respondeu: - Levantando as paredes;
O terceiro respondeu: - Uma catedral.

O trablaho em equipe não anula os modelos mentais individuais, ou seja, as suas visões pessoais.

O ingrediente necessário é o alinhamento para se obter a sinergia, propiciando um cenário para que o aprendizado aconteça e que haja o seu compartilhamento e trocas de novas idéias, se não as pessoas ficarão em si mesmas cada qual em seu pedaço, para tanto é necessário uma visão compartilhada envolvendo as pessoas de toda a Organização em torno de um propósito para que elas se sintam parte daquele time.

O pensamento sistêmico é a ferramenat que integra todas as disciplinas, a Organização deve ser vista como um todo não em partes, ou seja, não somente a floresta mas também as àrvores, pois a aprendizagem depende das pessoas, que são diferentes possuem modelos mentais diferentes, que aprendem de formas diferentes.

Cabe ressaltar que essa visão da Aprendizagem deve ser apoiada pela cúpula eles precisam acreditar e investir nisso, pois é um fator determinante de se alcançar hoje vantagem competitiva, no mercado, que ainda é um processo contínuo e resultados a longo prazo.

Fonte: Parecer do grupo sobre as disciplinas, apoiado em discussões em sala de aula e textos e o Livro de Peter Senge.

Nenhum comentário:

Postar um comentário