quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Conceito de Aprendizagem Organizacional e as Cinco Disciplinas

    
Conceito de Aprendizagem Organizacional:

 Segundo Senge (1990), a organização que aprende não fica circunscrita aos processos de adaptação ao meio, já que aprendizagem envolve a criatividade e a inovação. Para esse autor, as organizações devem “disciplinar” o processo de aprendizagem por intermédio de um conjunto de ações, denominadas “disciplinas”, que permitam:

De acordo com este conceito trazido por Peter Senge, podemos perceber a importância que as Organizações devem ter em relação a Aprendizagem Organizacional, uma vez, que o conhecimento está na cabeça das pessoas e deve-se construir cenários para que haja a interação do conhecimento coletivo. Para que uma organização continue a sua atividade no mercado de atuação, deve estar atento às pessoas, pois são elas que colocam em prática a aprendizagem, trazendo por exemplo novas idéias e tecnologias, e consequentemente fazendo com que a organização tenha uma vantagem competitiva em relação a outras empresas, o conhecimento e a continuidade intensiva da aprendizagem constitui uma ferramenta estratégica e inovadora.
Para tanto, aprendemos em sala de aula, com a Professora Roberta Rossi, muitos pontos relevantes para estimular a continuidade da aprendizagem organizacional. Sendo assim, as empresas estão em um ambiente muito competitivo e desafiador, o que os ajudará será, utilizar de seus profissionais, mostrando a importância de gerar novas conexões, afim de ampliar a capacidade de produzir e melhorar os seus resultados, através de pessoas que são capazes de obter os resultados de que realmente desejam e não somente reproduzindo tarefas. 
·        o domínio pessoal, compreendendo um processo no qual os indivíduos, por meio do auto-conhecimento, aprendem a clarificar e aprofundar seus próprios objetivos, a concentrar esforços e a ver a realidade de uma forma objetiva;

·        a elaboração de modelos mentais, na forma de idéias enraizadas, generalizações e mesmo imagens que influenciam o modo como os indivíduos vêem o mundo e suas atitudes;

·        a formação de visões partilhadas. Quando um objetivo é percebido como concreto e legítimo, os indivíduos dedicam-se e aprendem não como uma obrigação, mas por vontade própria, construindo visões partilhadas;

·        a aprendizagem em grupo, em que as competências coletivas são maiores do que as individuais, desenvolvendo a capacidade para a ação coordenada. A aprendizagem em grupo começa com o diálogo, isso é, com a capacidade dos membros do grupo em propor suas idéias e participar da elaboração de uma lógica comum;

·        o pensamento sistêmico, na forma de um modelo conceitual, composto de conhecimentos e instrumentos, que visam melhorar o processo de aprendizagem como um todo e apontar futuras predições para aperfeiçoamento. O indivíduo que, na organização, age de forma sistêmica, tem condições de perceber as relações entre as partes e a importância de cada uma das partes em relação ao todo.

                    Análise do Grupo em relação as Cinco Diosciplinas de Peter Senge

Domínio Pessoal: Pudemos compreender através da leitura do livro de Senge que esta disciplina refere-se não apenas o que se diz de habilidade e competência dos indivíduos, mas muito mais que isso, é fazer com que as pessoas tenham outros olhos em relação à vida, ao trabalho, no sentido de ser criativo ao invés de ser reativo, é ser alguém capaz de não adquirir mais informações e conhecimentos, mas em expandir a capacidade dos indivíduos de produzir os resultados que realmente querem na vida, não ficar esperando a sorte, mas elas são construtoras de suas histórias e resultados.
De acordo com o livro na página 138 destacamos algumas características como: identificam e trabalham com as forças de mudança ao invés de resistir a elas, procuram ver a realidade com maior clareza, sentem-se parte de um processo criativo maior e etc.

Modelo Mental: Entendemos que os modelos mentais influenciam a nossa maneira de pensar, de agir e de perceber a realidade a nossa volta.Por exemplo: Duas pessoas possuem modelos mentais diferentes e observam o mesmo acontecimentos de maneiras também diferentes.
Muitas vezes esses modelos mentais encontra-se tão enraizados que podem nos limitar a ver a agir de formas diferentes, as pessoas acabam tendo receio de novas idéias, para isso, as atitudes só poderão ser mudadas se o modelo mental for mudado, é abrir-se para o novo.

Visão Compartilhada: Numa organização de aprendizagem é fundamental que haja o compartilhamenta da visão entre os mebros que as integra. É necessário que haja uma clareza desse objetivo para que os membros da Organização se alinhem, e se comprometam com o objetivo, de saber o fundamento dele, sendo assim as pessoas se estimulam em torno dele.

Trabalho em equipe: Nesta disciplina as pessoas não vão abandonar seus modelos mentais, mas em poder se dar a oportunidade de aprender com os outros, partilhar idéias, construir novos conhecimentos, ter aconsciência que não sabemos de tudo, precisamos de humildade.
Observamos na pág 214 de Senge, que as empresa cada vez mais se utilizam do aprendizado em grupo, pois novas idéias são colocadas em prática, técnicas são desenvolvidas.
Com esta disciplina as pessoas aprendem a prática do diálogo e da discussão que são fatores complementares  e pág 215.

Pensamento Sistêmico:  Observamos que a 5ª disciplina ela é a integração das outras é não ver apenas as àrvores, mas sim a floresta. As pessoas precisam mudar o modelo mental no nível individual, e aprender a enchergar o ambiente sistêmico em que vivem, em que uma ação de um afetará aos demais. Chega até ser um pouco complexo ver tantas informações, lidar com elas até se chegar a uma resolução de um problema.

http://www.google.com.br/images








Nenhum comentário:

Postar um comentário