sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Considerações Finais e Conbtribuições de Senge e Cortella

Em palavras seria muito difícil expressar a vivência e a experiência que nós, alunas, tivemos ao realizar o projeto do Blog, um desafio muito grande dado pela nossa professora Roberta, mas pudemos compartilhar um pouco do que foi cada encontro semanal.
A cada aula ministrada, era um desafio dado pela professora, pois a sua maior intenção era de extrair o melhor de nós, nos fazendo acreditar e enxergar que podíamos ir além do que imaginávamos, foi onde pudemos melhorar a nossa compreensão ao lermos livros, apostilas, assistir a vídeos e principalmente melhorar a escrita. Estamos cientes de que temos muito o que desenvolver, mas foi de extrema importância vivermos na prática tudo o que estudamos "Aprendizagem Organizacional". Em nossa equipe tivemos a oportunidadede compartilhar o domínio pessoal de cada um, nossos modelos mentais, facilidade ou não de aprendizado em equipe, a capacidade de compartilhar a visão e o pensamento sistêmico.
Para finalizar a nossa atuação, queremos compartilhar a importãncia e contribuição de cada autor que estudamos neste Blog.

Queremos iniciar pelo Peter Senge, a sua importância se deve principalmente por sua biografia admirável...



(Formou-se em Engenharia pela Stanford University e obteve mestrado em Modelos de Sistema Sociais e o Ph.D. em Management pelo MIT.
Em Stanford também estudou Filosofia Professor sênior na MIT (Massachusetts Institute of Technology)
Fundou e é diretor da SOL (Society for Organizational Learning) e também por suas contribuições publicadas em:
Publicações
1990, The Fifth Discipline: The art and practice of the learning organization, Doubleday, New York, 1990. Best-seller e principal obra.
1994, The Fifth Discipline Fieldbook
1999, The Dance of Change
2004, Presence: Human Purpose and the Field of the Future, published in 2004
2005, Presence: An Exploration of Profound Change in People, Organizations, and Society Organizations, and Society
2008, The Necessary Revolution: How Individuals and Organizations Are Working Together to Create a Sustainable World - Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Peter_Senge.

... Ao estudarmos identificamos características fortes em Peter Senge  para aprendizagem era igual a vantagem competitiva, ele trouxe possamos dizer que uma revolução de entendimento para as Corporações americanas e foi se extendendo a outros países.
Senge defende a liderança de baixo p/ cima: “Lideres de linhas locais”. - Não valoriza o treinamento, mas sim o aprendizado do dia-a-dia, ao longo do tempo. - Para incorporar o “Learning Organization” é preciso incorporar as 5 disciplinas que falamos tanto ao decorrer deste blog.:
Entendemos então que sua importância foi em contribuir para as Organizações para obterem vantagem competitiva através das pessoas que aprendem nas organizações através do modelo e aplicabilidade das cinco disciplinas...

E por fim a importancia de Mário Sérgio Cortella que por sua vez agora um autor brasileiro que possui um curriculo admirável
filósofo brasileiro, mestre e doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também é professor-titular do Departamento de Teologia e Ciências da Religião e da pós-graduação em Educação (Currículo), além de professor-convidado da Fundação Dom Cabral e do GVpec da FGV-SP.foi secretário municipal de Educação de São Paulo (1991-1992) e tmabém por publicações como: A Escola e o Conhecimento, Nos Labirintos da Moral, com Yves de La Taille, Não Espere Pelo Epitáfio: Provocações Filosóficas, Não Nascemos Prontos! e O que a Vida me Ensinou - Viver em Paz para morrer em Paz e o mais recente Qualé a tua obra?

... A sua contribuição maior para nós e para a sociedade foi de trazer assuntos tão importantes como: lideraça, gestão e ética para as Organizações, mas que se adequa a qualquer individuo, pois seus princípios são para a vida profissional e acadêmica.
Cortella nos chama a atenção ao que se diz o conceito da importância da ética nas Organizações, vamos citar um trecho de uma entrevista dada por ele:


Qual a importância da ética no ambiente corporativo?

A ética é uma das bases de sustentabilidade do futuro. É um requisito fundamental para organizações com ações nas bolsas de valores. É uma exigência que a legislação internacional vem impondo. Comporta requisitos como transparência de objetivos e ações, regularidade na qualidade dos produtos e serviços oferecidos, mecanismos efetivos contra a corrupção, o trabalho infantil, a degradação ambiental, o assédio moral e sexual. Trata-se algo que precisa ser profundamente assimilado e mantido pelos gestores e por todos aqueles que atuam nas corporações.

O que fazer para promover essa assimilação?

O ponto de partida é sensibilizar as pessoas por meio de seminários e workshops que tragam esse debate para dentro das empresas e possibilitem o desenvolvimento de um código de ética. Este será o registro formal daquilo que o grupo entende ser necessário para uma convivência saudável. No entanto, a ética é uma plantinha frágil, que precisa ser regada todos os dias. Portanto, não podemos nos contentar em redigir um bonito código de ética, apresentá-lo em letra de forma, e, depois, esquecê-lo durante o resto do ano. Ao contrário, a ética deve fazer parte do calendário de ações da organização, de modo a manter sua vitalidade. A CPFL Energia, por exemplo, já está no terceiro ciclo de seminários sobre ética – uma iniciativa que envolve todos os 10 mil empregados da organização no Estado de São Paulo e que, neste ano, reunirá também os fornecedores da empresa, para que sua cultura ética não fique restrita apenas a quem atua dentro dela.
Outro assunto que foi muito bom é quando ele fala de vida pessoal e profissional no livro Qual é a tua obra? Segue outro trecho da entrevista: É possível equilibrar a vida pessoal e a vida profissional?
Não gosto da separação entre vida pessoal e vida profissional, porque dá a impressão de que são vidas distintas, quando se trata de uma coisa só. Toda vez que há um desequilíbrio, com a inflação de uma parte em detrimento da outra, forma-se um processo de infelicidade. Qualidade de vida é afastar e impedir sofrimentos desse tipo. fonte:http://www.thenewlife.com.br/portal/tabid/139/Default.aspx 23:16 domingo

... Gostaríamos de finalizar o nosso blog agradecendo a professora Roberta Rossi pelo desafio e todo apoio proporcionado nas aulas e aos nossos colegas que visitaram o blog e os familiares que nos incentivaram bastante.

Foi bom enquanto durou, muito obrigada e uma frase para refletir de Albert Eistein:
"
A mente que se abre a uma nova idéia jamais voltará ao seu tamanho original.
"
No meio da dificuldade encontra-se a oportunidade"
 
"
Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos".

Agradecemos a todos pela atenção, em principal a Prof. Roberta Rossi que nos proporcinou tal atividade e nos deu total auxilio para desenvolve-la.

Atenciosamente alunas: Camila, Débora, Luiza e Simone.

Um comentário: