quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Alinhamento dos Autores: Peter Senge e Mário Sérgio Cortella

Ao estudarmos O livro "Qual é a tua obra?" de Mário Sérgio Cortella, o filósofo aborda um dos mais importantes conceitos: A ética.
A ética segundo Cortella diz respeito ao conjunto de valores e princípios de uma pessoa ou um grupo de pessoas,  que pressupõe a capacidade de decidir, julgar e avaliar com autonomia.
Na atualidade das Organizações que aprendem, o autor Peter Senge enfoca na prática de cinco disciplinas: domínio pessoal, modelo mental, visão compartilhada, trabalho em equipe e pensamento sitêmico, que por sua vez não há a possibilidade de ocorrer sem que as pessoas da Organização não tenham a prática da ética dentro dela, a ética é vital para as Organizações poderem aprender com um trabalho em equipe, de ver o modelo mental de cada um, uma vez que são diferentes entre as pessoas (indívídual), o domínio pessoal e assim por diante.
Entendemos então que Cortella em meio aos seus estudos constitui um cenário que cria diretamente uma conexão para a prática nas Organizações que aprendem de Peter Senge, buscando sempre a melhor forma.
Uma questão a se pensar e discutir: Será que nos valores das Organizações a ética está declarada?
Se é declarada as pessoas dentro das Organizações tem esta visão clara dentro de si? E quanto a sua prática, ela existe ou é só na teoria (discurso)?
Tivemos a oportunidade de ler no livro de Cortella alguns exemplos sobre a ética em que algumas empresas fazem tudo por um negócio; enquanto outras não fazem qualquer negócio em nome da ética, parece até um trocadilho, mas existe uma vasta diferença entre os valores das duas empresas, pois umas são capazes de fazer qualquer coisa em detrimento do lucro, como corrupção, sonegamento de impostos e entre outras ações, e outras por prezar seus valores declarados praticam a ética ainda que sofram danos.
A organização que é incoerente com seus valores e ética passa uma imagem distorcida para seus colaboradores, estas empresas que não possuem compromisso com a ética, em algum momento a máscara cairá e perderá em poucos instantes o que tentou construir de maneiras ilícitas.
Outra consideração importante a se fazer é que ainda que Cortella tenha escrito com enfoque para a gestão das Organizações, qualquer pessoa pode apoderar-se destes conhecimentos e interiorizá-los para a sua própria vida pessoal e profissional, pois a ética deve sempre ficar presente em nossas ações e atribuindo valores a nós mesmo, assim poderemos sempre refletir o que nós somos e o que fazemos a nossa vida profissional, sendo assim teremos valores reconhecidos e ser base de exemplo para todos.
Concluímos a partir deste estudo efetuados, que sem o conhecimento e prática da ética nas Organizações não teremos uma aprendizagem organizacional que realmente tenha algum êxito, acreditamos que esta mudaça de modelo mental deve partir da cúpula da Organização e ser compartilhada a visão com seus colaboradores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário