quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Duas armadilhas que rondam a liderança: a fascinação pelo mesmo e arrogância.

Sabemos que estar em posição de liderança não é uma tarefa nada fácil, diariamente o lider é posto à prova de fogo em muitas situações, ele trabalha muitas vezes como um bombeiro, tem que apagar os incêndios, outras é um médico, em que precisa medicar a sua equipe para curá-la de vírus (problemas na equipe), outras vezes atua como um verdadeiro psicólogo em aprender a ouvir as pessoas e assim por diante.
Lendo o livro, nos deparamos com um tema que está batendo sempre a porta de uma liderança: a fascinação pelo mesmo e a arrogância, mas isso tem muito haver com cada um de nós, em cada área de nossas vidas: no trabalho, com a família, na escola, em que "é o mesmo o tempo todo do mesmo jeito", ou seja, pessoas presas a um modelo de fazer as coisas sempre do mesmo jeito, da mesma forma, presas no passado, e não conseguem avançar para o futuro.
Quando isso acontece, é porque temos modelos mentais profundamente arraigados, generalizações que nos limitam abrirmos para aquilo que é novo, de deixar um pouco de lado as nossas idéias preconcebidas e dar ouvidos ao outro, pois ao vermos o outro como o outro e não como estranhos, poderemos aprender e ampliar os nossos modelos mentais. É preciso nos aculturarmos em parar de apenas reproduzir tarefas, mas ampliar a capacidade criadora do ser humano de fazer um processo melhor com mais resultados e deixar as formas de lado.
Já dizia Albert Einstein: A mente que se abre a uma nova idéia, jamais voltará ao tamanho original".
A outra armadilha é a arrogância que é supor que se sabe tudo, que já conhece e que acha que não precisa mais aprender, e segundo Cortella página 72, possui uma característica muito peculiar: é cheia de certezas.
Este tipo de liderança coloca em risco a eficiência da equipe, prejudicando a capacidade criadora das pessoas, as suas idéias, as fazendo se sentirem insignificantes naquela obra.
As pessoas abusam do poder, e Cortella nos ensina algo fundamental: Um poder que se serve, em vez de servir,é um poder que não serve" - página 138.
Para isso, o Cortella nos propõe cinco ingredientes necessários para que uma liderança não sucumba:

1.  Abrir a mente

O lider deve ficar atento àquilo que muda e estar sempre disposto a aprender.
"A mente humana é como para quedas funciona melhor aberta" - Charlie Chan, detetive fictício do cinema chinês.

2. Elevar a equipe

O liderado percebe claramente quando você é capaz de, ao crescer, levá-lo junto.

3.Recrear o espírito

As pessoas devem se sentir bem e ter alegria onde estão. Seriedade não é sinônimo de tristeza. Tristeza é sinônimo de problema.

4. Inovar a obra

Liderar pressupõe a capacidade de se reinventar, de buscar novos métodos e soluções.

5. Empreender o futuro

Não nascemos prontos, também não somos inéditos, mas tão pouco somos ilhas.

"Homens são anjos com uma asa só. Para voar, precisa grudar no outro" - Luciano de Crescenzo, presidente da IBM na Itália.


Fica então para se pensar estas questões, e pô-las em prática em nossa vida.

Fonte: Livro Qual é a tua obra? - Mário Sérgio Cortella.

Mapa Conceitual do Livro: Qual é a tua obra? - Mário Sérgio Coetella

       O mapa conceitual foi criado para ajudar o leitor a entender e interpretar o caminho que é posto no decorrer da leitura do livro "Qual é a tua obra?", e o que estamos apresentando nas postagens efetuadas. Durante a leitura podemos verificar que o autor aborda os temas como Liderança, Gestão e Ética  seus pontos principais e faz um desdobramento sobre cada assunto para acrescentar conhcimentos especificos, direcionando um caminho por cada tema.

 


Mapa Conceitual de Aprendizagem Organizacional - Peter Senge

Peter Senge, nos mostra temas que estão altamente ligados ao nosso dia a dia nas organizações, desta forma buscamos apresentar o nosso entendimento através do mapa conceitual  que foi criado para demostrar as cinco disciplinas: Domínio Pessoal, Modelo Mental, Trabalho em Equipe, Visão Compartilhada e Pensamento Sistêmico, e o que cada uma delas traz para nos ajudar com o entendimento do caminho percorrido pelo autor.

Esperamos que através deste mapa a visão fique mais clara ao leitor!!!

Relações existentes entre as Disciplinas apresentadas por Peter Senge

O domínio pessoal enfatiza o individuo, seus objetivos pessoais, é a sua capacidade de analisar com objetividade a realidade, que por sua vez, recebe influencia de seu modelo mental, que são recurso internos, conhecimentos, experiências e vicências que influenciam no modo de agir, de enxergar a realidade a sua volta, como solucionar algum problema.

Exemplos:

Para um indivíduo qual será o significado de trablaho para ele, um meio ou um fim, a maneira como ele perceber e enxergar ´rrá impactar em suas ações e reações.
Outro exemplo que podemos citar do modelo mental e como interfere a percepção (que é a maneira que cada indivíduo interpreta a realidade (o mundo) à sua volta.

Situação: Três operários estão trabalhando juntos em uma construção foi perguntado a cada um deles a mesma pergunta:

"O que vocês estão fazendo?"

O primeiro respondeu: - Acimentando os tijolos;
O segundo respondeu: - Levantando as paredes;
O terceiro respondeu: - Uma catedral.

O trablaho em equipe não anula os modelos mentais individuais, ou seja, as suas visões pessoais.

O ingrediente necessário é o alinhamento para se obter a sinergia, propiciando um cenário para que o aprendizado aconteça e que haja o seu compartilhamento e trocas de novas idéias, se não as pessoas ficarão em si mesmas cada qual em seu pedaço, para tanto é necessário uma visão compartilhada envolvendo as pessoas de toda a Organização em torno de um propósito para que elas se sintam parte daquele time.

O pensamento sistêmico é a ferramenat que integra todas as disciplinas, a Organização deve ser vista como um todo não em partes, ou seja, não somente a floresta mas também as àrvores, pois a aprendizagem depende das pessoas, que são diferentes possuem modelos mentais diferentes, que aprendem de formas diferentes.

Cabe ressaltar que essa visão da Aprendizagem deve ser apoiada pela cúpula eles precisam acreditar e investir nisso, pois é um fator determinante de se alcançar hoje vantagem competitiva, no mercado, que ainda é um processo contínuo e resultados a longo prazo.

Fonte: Parecer do grupo sobre as disciplinas, apoiado em discussões em sala de aula e textos e o Livro de Peter Senge.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por que a MARCOPOLO quer ser uma organização que aprende? Avaliação do Modelo de Gestão da Marcopollo considerando o modelo "Learning Organizations"

Esta é mais uma atividade que nos foi proposta pela profª Roberta Rossi, um estudo de artigo que nos possibilita ver a aprendizagem organizacional sendo colocada na prática.
Segundo o mestrado que estamos analisando observamos, o principal motivo que impulsionou a empresa Marcopolo a aderir a idéia de ser uma organização que aprende, se deve ao fato de estar inserida em um mundo globalizado e altamente competitivo, possuindo característivas como: inovação, velocidade de resposta aos clientes, flexibilidade e capacidade de aprender.
Para se alcançar tal objetivo, a Marcopolo tem como idéia principal focar as competências essenciais que a norteia, utilizando a ferramenta das 5 Disciplinas de Peter Senge, criando um Centro de Educação Corporativa, composto por profissionais do nível educadores e gestores.
Foi feito pelo grupo a seguinte análise:

Descrevendo as 5 Disciplinas

Domínio Pessoal - a empresa Marcopolo favorece um ambiente de aprendizagem através de Programas de Estagiários, Programas de Incentivo a Educação, Programa de Desenvolvimento de Superiores, Processo Sucessório e o Centro Marcopolo de Educação Corporativa, favorecendo que o funcionário se desenvolva, a ver a realidade de maneira objetiva, concentrar energias e aprofundar continuamente seus objetivos pessoais. Discordamos em relação ao Programa de Qualidade de Vida, na qual não se adequa a Disciplina Domínio Pessoal, uma vez que o domínio pessoal define-se o um processo no qual os indivíduos, por meio do auto-conhecimento, aprendem a clarificar e aprofundar seus próprios objetivos, a concentrar esforços e a ver a realidade de uma forma objetiva, que faz parte do 5° Processo da Gestão de Pessoas ( Manter Pessoas), de Chiavenato, tal processo envolve a Higiene do trabalho que refere-se a um conjunto de normas e procedimento que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho. A segurança do trabalho que refere-se ao conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização, a satisfação com o trabalho executado, possibilidade de futuro na ... organização, reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, benefícios auferidos, relacionamento humano dentro do grupo e da organização, ambiente psicológico e físico de trabalho, liberdade de decidir, possibilidade de participar e coisas assim.

Modelos Mentais - Cada pessoa possui seu modelo mental, para melhorar a percepçãp dos colaboradores a empresa está propiciando a troca de experiências com variadas culturas, ampliando a percepção.

Visão Compartilhada - Realmente a empresa divulga seus valores, princípios através de várias ferramentas de  comunicação entre eles são: reuniões com superiores, gerentes e diretores, porém é necessário que se faça além, para que as pessoas se comprometam com a visão da empresa.

Aprendizagem em equipe - Utilizar se de equipe de trabalho, trabalho de liderança e de grupos criativos, colaborando com a Aprendizagem em Equipe.

Pensamento Sistêmico - É a integração das 5 Disciplinas, ver não somente o todo, mas as partes envolvidas, promovendo cursos de Legislação Trabalhista, Segurança e Saúde no Trabalho, Filosifia e Espiritualidade, fundindo os em um conjunto coerente de teoria e prática. 

Conclusão do Grupo

De acordo com o artigo estudado, houveram falhas evidenciadas, no comportamneto das pessoas, a um passo que a aprendizagem organizacional depende das pessoas, e isso tem desdobramentos por toda a organização, que muitas vezes retarda o processo da aprendizagem.
É necessário uma mudança de modelo mental das pessoas, a Marcopollo acredita que seja necessário mais treinamento e sistematização do processo de aprendizagem, para ocorrer a capacitação dos recursos humanos em suas competências, habilidades, ressaltando que é um processo a longo prazo.

Material de Consulta: Livro A 5ª Disciplina - Peter Senge.
Imagem.: http://www.igea.org.br/site/secoes/estatisticas/2009/logo_marcopolo60.jpg

Concluindo assim, de acordo com o artigo estudado houveram falhas evidenciadas

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Contribuições dos autores Cortella x Senge: liderança, gestão e ética

GESTÃO

 O autor Peter Senge trabalha a perspectiva da aprendizagem organizacional, onde depende das pessoas para que ocorra de fato, ressaltando que é um processo, e muitas vezes trabalhoso e de resultados à longo prazo.

Isso se deve aos modelos mentais que cada indivíduo da Oraganização possui, que por sua vez o influencia em suas ações, decisões e percepções do mundo ao redor.

Para gerir uma organização é necessário que haja uma visão compartilhada de um propósito, e incentivar as pessoas de forma tal que se comprometam espontaneamente com aquela visão.
Esse processo ocorre quando as pessoas  se sentem parte de um time, de uma equipe, que possa agregar a sua capacidade de aprendizagem e fortalecer o trabalaho em equipe ampliando o conhecimento e a evolução dos mapas mentais.

Fonte Foto: http://www.google.com.br/imgres?imgurl
Uma coisa que nos atentamos a respeito do  capítulo que Cortella diz assim: "reconhecer o desconhecimento sobre certas coisas é sinal de inteligência e um passo decisisvo para a mudança" - página 28, isso nos lembra a respeito dos modelos mentais se a pessoa acreditar que não pode aprender com outra pessoa ela se aliena a própria ignorância, em uma equipe dentro da empresa é necessário sintonia respeitando a atividade que o outro faz e querer atuar de forma integrada - trabalho em equipe o que reflete na percepção de cada um  pois, se elas não conseguirem aproveitar tais oportunidades é porque lhes faltam a humildade.
As pessoas precisam aprender que somos todos anjos com uma asa só; e só podemos voar quando abraçados uns aos outros - Luciano de Crescenzo - Presidente da IBM.

Esta é a verdaeira gestão de poder enxergar o outro, como o outro e não como estranho esse modelo mental ainda repercute entre nós pela arrogância, mas quando dermos a oportunidade da humildade as coisas seriam de outra forma.

Por outro lado Cortella vai muito além desta perspectiva, nos fazendo compreender que é um conceito em construção, ou seja,que só saberemos quando soubermos equilibrar a vida pessoal e profissional e saber respoder a grande pergunta qual é a tua obra, é preciso enxergar-se naquilo que se faz não olhando para o trabalho como castigo mas substituir tal visão alterando o modelo mental pelo conceito de realizar uma obra. Em seu livro Cortella traz muitos exemplos cotidianos, mostrando o comportamento das pessoas no âmbito familiar e profissional, de acordo com seus valores e ética.

Um trecho que muito nos chamou a atenção diz o seguinte: "Quando o modelo de vida leva a um esgotamento, é fundamental questionar se vale a pena continuar no mesmo caminho"; claramente demonstra como cada um de nós está se conduzindo nos caminhos da vida, como a enxergamos através de nossos modelos mentais, valores e princípios.

Ele diz que há muitos executivos esgotados e a custa de quê? Mais bens materiais? Será que é esse o propósito legitimo?

É  importante refletirmos a respeito de assuntos como estes inquietantes, que nos questionam e intrigam, não pensar apenas no agora, no urgente e esquecendo do importante: que obra eu estou construindo, qual é a minha contribuição no cenário dessa vida?
Qual é  a obra de cada um de nós?
Um lição extraimos de Cortella: "que um bom gestor de sua vida é aquele que administra o tempo".

Liderança

Cortella nos ensina no seu livro que uma liderança é baseada em ispirar e animar as pessoas a fazer se sentirem bem com o que fazem e se sentirem integradas a obra  para a qual nasceram.
Senge no seu livro nos transmite em outras palavras também a impotância da liderança dizendo que: "as organizaçoes que conseguem reunir pessoas em torno de uma identidade, com um sentido de missão na vida, pois não há resultados legitimos para um lider que possua objetivos pessoais e não consegue compartilhar a visão, e que tente incentivar as pessoas por espontânea vontade em torno desse objetivo.
As pessoas querem mais que dinheiro, posiçoes elas aspiram terem a sua obra reconhecida e se sentirem importante no conjunto daquela obra,não apenas salário ou algum benefício elas querem mesmo é se sentirem realizadas.
Chegamos a conclusão depois ler as duas bibliografias que Cortella e Senge se conversam no aspecto de liderança, em que o lider tem como tarefa fazer com que as pessoas tenham clareza de qual é a obra dela dentro de uma organizaçao de uma equipe, ou seja esclarecer  a obra coletiva e de elas se verem naquilo que fazem assim elas se realizam.
Fica claro que precisamos ver não apenas a floresta mas as árvores ter um pensamento sistêmico, conduzindo as pessoas a atravessar para o cumprimento de projetos metas, propósitos e um futuro.
E o verdadeiro lider é aquele que eleva seus liderados com ele, e não o contrário de usá-los em benefício próprio como diz Cortella um verdadeiro trapezista (pág 96).
Para reflexão de todos: O poder é para servir e não para se servir; um poder que se serve, em vez de servir não serve. (pág 96)

Ética

O conceito de etica para Cortella em seu livro é um conjunto de valores e principios de uma pessoa ou um grupo de pessoas, pressupõe a capacidade de decidir,julgar e avaliar com autonomia.
Suponhamos uma organização onde sabemos que as pessoas são diferentes, vieram de contextos diferentes que possuem cada uma a sua etica
Cortella diz que a etica não dá conflitos, mas é algo que nos coloca dilemas.
Muitas vezes o que e etica para mim nao e para o outro, mas nem por isso ele deixa de ser etico
 Exemplo pessoas que pagam propina para levar vantagens,enquanto outros sofrem o prejuizo mas nao se corrompem por conta de conservarem seus principios e valores.
Podemos relacionar a etica com os modelos mentais de Senge, que são imagens que nos limitam a maneiras habituais de pensar e agir, sao ativos e els modelam o modo de agir deas pessoas.
Outro exemplo três pedreiros numa mesma construção possuem modelos mentais distintos e tem percepções diferentes do mesmo contexto, um diz que coloca tijolos, o outro levanta uma parede e  o outro vai mais além construindo uma catedral.
 Imaginemos isso numa empresa quantas pessoas pensando e agindode maneiras diferentes.
Analisando o dois autores pudemos perceber que as organizações precisam ter uma comunicacão  objetiva e clara sobre o que consideram sobre etica e seguir, porque as pessoas possuem modelos mentais diferentes, por exeplo deixar claro que aqui não fazemos qualquer negócio que é possível ética e negócios andarem juntos, pois a ética nos auxilia para cuidarmos da vida coletiva, dfa convivência entre os indivíduos.
Outro ponto que é importante destacar ´que algumas empresas se descuidam da ética e vão se tornando anestesiadas em sua consciência achabdo que é normal uma propina, comprar recibos,não registrar um funcionário.
É muito importante para as empresas que proclamem a sua ética e a pratiquem, para não haver incoerência em sua consduta perante os seus colaboradores, para não perder a credibilidade e o respeito, pois, isso poderá acarretar em uma vida curta na sociedade atual.


Parecer do Grupo: Camila, Débora, Luiza e Simone sobre a leitura de As cinco disciplinas e Qual é atua obra?


quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Gestão para Cortella

Gstão para Cortella não há um definição pronta do aspecto de gestão, é um termo que está em construção você tem que olhar para a sua vida.
Em seu livro Qual é a tua obra tem um trecho muito interessante”Quando você vai para casa, está levando tudo com você e quando vai para o trabalho, leva as coisas de casa”.
Dá se o entendimento que são inseparáveis, o que precisamos na verdade é administrar o tempo.
Segundo Cortella só consegue integrar os dois modelos: a gestão do pessoal com o profissional, se respondermos a grande indagação “Qual é a tua obra?”

Fonte: "Qual é a Tua Obra" , Mário Sérgio Cortella

O que é Ética, Segundo Cortella

        Segundo Cortella, A ética está definida em três questões muito importantes, que são: Quero, Devo e Posso, antes de fazer qualquer coisa você deve parar para pensar em tais questões, por que muitas vezes não somos correspondidos em mais de uma questão sugerida acima para agir de uma determinada forma que “possa” ser ético. Até mesmo porque o que pra um pode ser ético para outros não. A ética é o que rege a nossa conduta a vida social, seja ela em casa, na rua, nas empresas, enfim, engloba o conjunto de princípios e valores de uma pessoa ou um grupo de pessoas, que algumas vezes são impostas pra que todos possam conviver em harmonia. Um dos grandes conflitos que vivemos quando tentamos ser éticos é que muitas vezes aquilo que podemos não é o que queremos e então gera-se um dilema.

“Ética”. Quando pensamos na ética abrimos mão de determinados pensamentos, sentimentos que muitas vezes, nós, homens e mulheres, saímos daquela roupa chamada ética, fazendo algo que muitas vezes não seja o melhor ou mais apropriado de acordo com a situação. Desta forma também podemos dizer que ela se preocupa com a vida no coletivo. A ética é a recusa à diminuição da vida, dos valores e princípios, do caráter e dignidade.  


Participação do autor Mário Sergio Cortella no Programa do Jô -part 1/2



Participação do autor Mário Sergio Cortella no Programa do Jô -part 2/2

Considerações Finais
 Os vídeos acima que acabamos de ver referem se a uma entrevista dada pelo autor  Mário Sérgio Cortella ao Programa do Jô, na qual o filósofo, expõe detalhes referentes ao seu livro " Qual é a Tua Obra?". O ápice da entrevista (part 2/2), foram os conceitos importantes como: Ética, Moral, Amoral e Imoral, onde por sua vez, constitue se em matéria dada em sala de aula, resultando em debate em sala.
No segundo vídeo é possível ter um melhor entendendimento em relação aos conceitos citados acima. 






Livro.: "Qual é a Tua Obra"

Para Pensar, As melhores frases de Cortella, confira...

"Se uma empresa quiser construir o futuro, não pode fazer qualquer negócio, porque quando se perde a credibilidade, perde-se tudo - Mário Sérgio Cortella;

Nossa vida é marcada pela pressa e não pela velocidadeMário Sérgio Cortella;

Está é uma sociedade que está adoentada e que precisa de tratamento, além de cuidar só da ecologia exterior, tem de tratar a ecologia interior -Mário Sérgio Cortella;

Antes éramos todos perto e ninguém juntos; agora somos todos juntos e ninguém perto, tanto nas empresas como na InternetMário Sérgio Cortella;

          Dinheiro não é essencial, por que ele, em sim, não lhe dá sentido –
          Mário Sérgio Cortella;

Precisamos de sentido para o que fazemos enquanto não morremos para que a visa não seja vazia e desperdiçada – Mário Sérgio Cortella;

Ambiciosa é uma pessoa que quer mais, isso é um valor bom em qualquer área. porque faz a humanidade avançar. Gananciosa é a que quer só para si – e a qualquer custo - Mário Sérgio Cortella;

Quando se vai fazendo as coisas de forma automática, nas empresas e na vida, não se pensa certo, nem se age certo – Mário Sérgio Cortella;"
         Mente é igual pára-quedas. Funciona melhor aberta.”
         Mario Sergio Cortella 

Fonte: http://nepo.com.br/2010/09/28/o-melhor-de-cortella-na-hsm/ 14/10/2010 às 21:33
           http://www.google.com.br/imgres

Mario Sérgio Cortella, além de filósofo era um grande estudioso, suas frases são de grande reflexão, cada uma delas nos faz pensar o que ele queria dizer quando as escreveu, ou seja, será que era uma frase só voltada aos temas abordados no livro "Qual é a tua Obra?", ou não se iria além? Mas quando lemos tais frases podemos fazer uma reflexão sobre as nossas atitudes, comportamentos que temos em casa, no trabalho na Faculdade, enfim, tanto individual como em conjunto. Isso nos chamou atenção para que pudessemos fazer esta postagem, desta forma....fica para pensar...

O que é liderança segundo Cortella

Segundo Cortella em entrevista para a revista "Liderança", liderar é inspirar, motivar e animar ideias, pessoas e projetos. Desse ponto de vista, liderança é a capacidade de elevar para melhor uma condição coletiva. É por isso que não se deve confundir liderança com chefia. Chefes são ligados à hierarquia e não são os responsáveis por elevar uma equipe para o melhor, diferentemente do líder, que implica nessa elevação e busca constantemente isso.
Cortella ainda faz a distinção entre liderança e chefia: 
Chefiar e liderar são formas de ascendência e autoridade sobre as pessoas, e a diferença é que chefia é um cargo e tem sua autoridade apoiada na hierarquia, enquanto liderança é uma função e tem sua autoridade baseada na admiração e respeito. É claro que há muitos líderes que são chefes, assim como há muitos chefes que são líderes. Para a chefia, vale a clássica frase: “Manda quem pode, obedece quem tem juízo”, já para a liderança, vale a ideia de procurar alguém que inspire vitalidade, que ofereça fôlego – é aquilo que eu desejo construir, fazer e edificar. Logo, chefe eu obedeço, e líder eu sigo e admiro.

Para Cortella ética e liderança andam juntos, segundo ele proporciona uma vida coletiva saudável para todos. Uma liderança que não tenha a ética com esse ponto de vista deixa de ter vitalidade.

Fonte: http://www.lideraonline.com.br/artigo/48922-a-arte-de-liderar.html 14/10/2010 às 20h46
            http://www.google.com.br/imgres
Análise do Grupo em relação ao aspecto de liderança


No cenário em que vivemos nos deparamos com a mudança da tecnologia e das informações, a globalização é tudo muito rápido, com isso  as organizações precisam se adaptar a este contexto alternado o seu modelo de gestão e também estrutura.
Cada vez mais se exige a contratação de pessoas que saibam trabalhar em equipe, com competências, com domínio pessoal, pessoas que saibam criar e construir suas próprias condições, ou seja, criadoras em vez de ser fruto de circunstâncias (reativo).
Isso tem tudo a ver com o aspecto de liderança de se ter um propósito, uma visão e poder compartilhar por toda a organização, passando a se ter um objetivo em comum, aprendendo a  trabalhar e conviver em equipe onde não se anula as individualidades, pelo contrário, de acordo com o modelo mental de cada indivíduo que passa a ser ampliado ao aprender e interagir com os outros, promovendo assim um ambiente para a  aprendizagem organizacional que para Senge em seu livro "A Quinta Disciplina": " As organizações só aprendem através de indivíduos que aprendem. O aprendizado individual não garante o aprendizado organizacional, mas sem ele não há como ocorrer o aprendizado organizacional."




.

Biografia de Mário Sérgio Cortella


Fonte: http://www.edeus.org/edeus/oquepensam9.htm




     Mário Sergio Cortella, filósofo, com mestrado e doutorado em Educação pela PUC - SP, na qual é docente desde 1977. Nela é também professor - titular do Departamento de Fundamentos da Educação e do Programa de Pós Graduação em Educação; por 32 anos atuou também no Departamento de Teologia e Ciências da Religião. Foi Assessor Especial e Chefe de Gabinete do Prof. Paulo Freire na Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991), a quem substituiu no cargo de Secretário (1991-1992). Professor convidado da Fundação Dom Cabral  e do GVpec da FGV/SP, escreve regularmente artigos em revistas e jornais de circulação nacional e participa (como âncora, debatedor e comentarista) de programas de rádio e televisão. É autor de "Qual é a tua obra?", entre outros livros como, A Escola e o Conhecimento: fundamentos epostemológicos e políticos (Cortez), "Não nascemos prontos!" (Vozes), "O que é a Pergunta?" (Filosofia), dentre vários outros livros.

Fonte: " Qual é a Tua Obra", Mário Sérgio Cortella


Biografia de Peter Senge

<><><><><><>
Peter M. Senge, foi considerado pelo Journal of Business Strategy como um dos estrategas do século e uma das personalidades que mais influenciou o modo como são geridas as empresas nos nossos dias.

    Durante vários anos, Peter Senge trabalhou no MIT (Massachusetts Institute of Technology) onde estudou a forma como as organizações desenvolviam as suas capacidades adaptativas. Foi em 1990, com o seu livro The Fifth Discipline que o conceito de aprendizagem organizacional, bem como o seu próprio nome, se tornaram populares. Desde a publicação desta obra foram vendidas cerca de 1.000.000 de cópias. Em 1997, a revista Harvard Business Review considerou The Fifth Discipline como um dos livros mais importantes e marcantes no domínio da gestão dos últimos 75 anos.

     Peter Senge é actualmente professor no MIT e Director do Departamento de Aprendizagem Organizacional na Sloan School of Management (MIT) e também co-fundador da SOL (Society for Learning Organization). A SOL é constituída por professores universitários, profissionais e empresas, onde se incluem, por exemplo, a Ford Motor Company, a Federal Express, a Motorola, a AT&T, a Intel, a Harley Davidson e a Shell Oil, e que trabalham em conjunto para desenvolverem métodos e conhecimentos de modo a construírem organizações que aprendem.

     Peter Senge é internacionalmente conhecido pelas palestras que dá em todo o mundo e por trabalhar com gestores e executivos em empresas, universidades e organizações governamentais. The Fifth Discipline.

     Em The Fifth Discipline/ A Quinta Disciplina são definidos os contornos da “organização que aprende”, na qual as pessoas expandem continuamente a sua capacidade de criar os resultados que realmente desejam. Peter Senge estimula padrões mais abrangentes de pensamento e dá liberdade à aspiração colectiva, de forma a que as pessoas aprendam juntas a arte de “como aprender”. Para isso, segundo Peter Senge, as organizações devem desenvolver cinco disciplinas para continuamente estarem em processo de aprendizagem: mestria pessoal, relacionada com o autoconhecimento; modelos mentais, que trata de imagens que influenciam o modo como as pessoas vêem o mundo; objectivos comuns, que aborda as questões relacionadas à clareza e partilha de objectivos; aprendizagem em grupo, relacionada com o desenvolvimento de habilidades colectivas e de ações coordenadas; e pensamento sistémico, um modelo conceitual, formado por um conjunto de conhecimentos ferramentas, que perseguem o aperfeiçoamento do processo de aprendizagem como um todo.






            http://www.google.com.br/imgres?

Conceito de Aprendizagem Organizacional e as Cinco Disciplinas

    
Conceito de Aprendizagem Organizacional:

 Segundo Senge (1990), a organização que aprende não fica circunscrita aos processos de adaptação ao meio, já que aprendizagem envolve a criatividade e a inovação. Para esse autor, as organizações devem “disciplinar” o processo de aprendizagem por intermédio de um conjunto de ações, denominadas “disciplinas”, que permitam:

De acordo com este conceito trazido por Peter Senge, podemos perceber a importância que as Organizações devem ter em relação a Aprendizagem Organizacional, uma vez, que o conhecimento está na cabeça das pessoas e deve-se construir cenários para que haja a interação do conhecimento coletivo. Para que uma organização continue a sua atividade no mercado de atuação, deve estar atento às pessoas, pois são elas que colocam em prática a aprendizagem, trazendo por exemplo novas idéias e tecnologias, e consequentemente fazendo com que a organização tenha uma vantagem competitiva em relação a outras empresas, o conhecimento e a continuidade intensiva da aprendizagem constitui uma ferramenta estratégica e inovadora.
Para tanto, aprendemos em sala de aula, com a Professora Roberta Rossi, muitos pontos relevantes para estimular a continuidade da aprendizagem organizacional. Sendo assim, as empresas estão em um ambiente muito competitivo e desafiador, o que os ajudará será, utilizar de seus profissionais, mostrando a importância de gerar novas conexões, afim de ampliar a capacidade de produzir e melhorar os seus resultados, através de pessoas que são capazes de obter os resultados de que realmente desejam e não somente reproduzindo tarefas. 
·        o domínio pessoal, compreendendo um processo no qual os indivíduos, por meio do auto-conhecimento, aprendem a clarificar e aprofundar seus próprios objetivos, a concentrar esforços e a ver a realidade de uma forma objetiva;

·        a elaboração de modelos mentais, na forma de idéias enraizadas, generalizações e mesmo imagens que influenciam o modo como os indivíduos vêem o mundo e suas atitudes;

·        a formação de visões partilhadas. Quando um objetivo é percebido como concreto e legítimo, os indivíduos dedicam-se e aprendem não como uma obrigação, mas por vontade própria, construindo visões partilhadas;

·        a aprendizagem em grupo, em que as competências coletivas são maiores do que as individuais, desenvolvendo a capacidade para a ação coordenada. A aprendizagem em grupo começa com o diálogo, isso é, com a capacidade dos membros do grupo em propor suas idéias e participar da elaboração de uma lógica comum;

·        o pensamento sistêmico, na forma de um modelo conceitual, composto de conhecimentos e instrumentos, que visam melhorar o processo de aprendizagem como um todo e apontar futuras predições para aperfeiçoamento. O indivíduo que, na organização, age de forma sistêmica, tem condições de perceber as relações entre as partes e a importância de cada uma das partes em relação ao todo.

                    Análise do Grupo em relação as Cinco Diosciplinas de Peter Senge

Domínio Pessoal: Pudemos compreender através da leitura do livro de Senge que esta disciplina refere-se não apenas o que se diz de habilidade e competência dos indivíduos, mas muito mais que isso, é fazer com que as pessoas tenham outros olhos em relação à vida, ao trabalho, no sentido de ser criativo ao invés de ser reativo, é ser alguém capaz de não adquirir mais informações e conhecimentos, mas em expandir a capacidade dos indivíduos de produzir os resultados que realmente querem na vida, não ficar esperando a sorte, mas elas são construtoras de suas histórias e resultados.
De acordo com o livro na página 138 destacamos algumas características como: identificam e trabalham com as forças de mudança ao invés de resistir a elas, procuram ver a realidade com maior clareza, sentem-se parte de um processo criativo maior e etc.

Modelo Mental: Entendemos que os modelos mentais influenciam a nossa maneira de pensar, de agir e de perceber a realidade a nossa volta.Por exemplo: Duas pessoas possuem modelos mentais diferentes e observam o mesmo acontecimentos de maneiras também diferentes.
Muitas vezes esses modelos mentais encontra-se tão enraizados que podem nos limitar a ver a agir de formas diferentes, as pessoas acabam tendo receio de novas idéias, para isso, as atitudes só poderão ser mudadas se o modelo mental for mudado, é abrir-se para o novo.

Visão Compartilhada: Numa organização de aprendizagem é fundamental que haja o compartilhamenta da visão entre os mebros que as integra. É necessário que haja uma clareza desse objetivo para que os membros da Organização se alinhem, e se comprometam com o objetivo, de saber o fundamento dele, sendo assim as pessoas se estimulam em torno dele.

Trabalho em equipe: Nesta disciplina as pessoas não vão abandonar seus modelos mentais, mas em poder se dar a oportunidade de aprender com os outros, partilhar idéias, construir novos conhecimentos, ter aconsciência que não sabemos de tudo, precisamos de humildade.
Observamos na pág 214 de Senge, que as empresa cada vez mais se utilizam do aprendizado em grupo, pois novas idéias são colocadas em prática, técnicas são desenvolvidas.
Com esta disciplina as pessoas aprendem a prática do diálogo e da discussão que são fatores complementares  e pág 215.

Pensamento Sistêmico:  Observamos que a 5ª disciplina ela é a integração das outras é não ver apenas as àrvores, mas sim a floresta. As pessoas precisam mudar o modelo mental no nível individual, e aprender a enchergar o ambiente sistêmico em que vivem, em que uma ação de um afetará aos demais. Chega até ser um pouco complexo ver tantas informações, lidar com elas até se chegar a uma resolução de um problema.

http://www.google.com.br/images








quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Quem Somos

Somos alunas do curso de Graduação de Administração de Empresas  da " Universidade Cidade de São Paulo - UNICID"  do 7º período.

Neste semestre recebemos o desafio de criar um blog por intermédio da professora Roberta Rossi, que ministra a Disciplina Aprendizagem Organizacional.

Os temas abordados para este semestre fundamentam-se na literatura de  "A 5ª Disciplina"  de Peter Senge e "Qual é tua obra?" de Mário Sérgio Cortella.

O intuito é nos conduzir a um nível maior de crescimento profissional e pessoal, e extraindo o melhor de nosso potencial, nos mostrando que somos capazes de criar uma nova história, de sermos agentes criativos e não reativos.

No início dá aquele frio na barriga, adrenalina, dúvidas de como será, mas esperamos com certeza que não sairemos os mesmos depois deste desafio, pois a fascinação pelo mesmo e arrogância que se já sabe, constitui-se em duas armadilhas para qualquer ser humano.

Talvez houvesse resistência inicial, mas preferimos aderir a frase chinesa que diz: "A mente humana é como pára-quedas, funciona melhor aberta" exatraida da página 94 do Livro: "Qual é a tua Obra? " - Cortella.

A seguir disporemos do perfil de cada integrante.

Camila Claudia.: Tenho 21 anos e profissionalmente estou passando por um momento de transição, saindo de uma Seguradora onde trabalhei por dois anos e entrando em um Banco onde atuarei como Gerente de Relacionamento. Gosto muito desta matéria e provavelmente farei pós nesta área. Em cinco anos quero estar muito bem financeiramente, casada e pós graduada.

Débora de Souza.: Sou estudante e estagiária no Departamento Administrativo e Financeiro da Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção há 10 meses na qual estou aprendendo muito a me desenvolver a nivel pessoal e profissional graças ao respaldo que tenho aprendido também nesta disciplina, tenho podido ampliar meu modelo mental. Tenho 24 anos, sou casada, possuo interesse em fazer pós em Gestão de Pessoas.  Espero me formar e concluir mais etapas da vida, de outras que estão por vir.

Luiza Keiko.: Sou estudante e trabalho em uma empresa do Ramo Financeiro, faço atividades relacionadas a registros de sugestões, insatisfações, elogios, cancelamentos entre outros, atendendo pessoas do Brasil inteiro, após os registros efetuados são encaminhados aos gestores responsável para uma analise detalhada para trazer o melhor parecer, tenho 22 anos, sou solteira, e sempre busco melhores caminhos para o meu futuro, planejando a cada dia, além disto pretendo fazer uma Pós-Graduação na área de Economia Criativa ou Áreas voltada ao mercado Global (Importação e Exportação).

Simone Isa.: Tenho 20 e poucos anos, solteira, trabalho no varejo de cosméticos e perfumaria, atuando em diversas funções, tenho oportunidade de grande aprendizado, não só profissional, como também pessoal, aprendendo a cada dia a me relacionar melhor com as pessoas que estão a minha volta, tendo momentos de alegrias e dificuldades, mas sempre seguindo em frente. Planos para o futuro?!!! Tenho vários, passo a passo vou caminhando, no meio do caminho existem barreiras, tropeço, me recomponho e sigo em frente, sempre!!!

Pessoal, sejam bem vindos ao nosso blog!!!
Comentários são bem vindos, sejam eles, sugestões, elogios ou críticas.