quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Por que a MARCOPOLO quer ser uma organização que aprende? Avaliação do Modelo de Gestão da Marcopollo considerando o modelo "Learning Organizations"

Esta é mais uma atividade que nos foi proposta pela profª Roberta Rossi, um estudo de artigo que nos possibilita ver a aprendizagem organizacional sendo colocada na prática.
Segundo o mestrado que estamos analisando observamos, o principal motivo que impulsionou a empresa Marcopolo a aderir a idéia de ser uma organização que aprende, se deve ao fato de estar inserida em um mundo globalizado e altamente competitivo, possuindo característivas como: inovação, velocidade de resposta aos clientes, flexibilidade e capacidade de aprender.
Para se alcançar tal objetivo, a Marcopolo tem como idéia principal focar as competências essenciais que a norteia, utilizando a ferramenta das 5 Disciplinas de Peter Senge, criando um Centro de Educação Corporativa, composto por profissionais do nível educadores e gestores.
Foi feito pelo grupo a seguinte análise:

Descrevendo as 5 Disciplinas

Domínio Pessoal - a empresa Marcopolo favorece um ambiente de aprendizagem através de Programas de Estagiários, Programas de Incentivo a Educação, Programa de Desenvolvimento de Superiores, Processo Sucessório e o Centro Marcopolo de Educação Corporativa, favorecendo que o funcionário se desenvolva, a ver a realidade de maneira objetiva, concentrar energias e aprofundar continuamente seus objetivos pessoais. Discordamos em relação ao Programa de Qualidade de Vida, na qual não se adequa a Disciplina Domínio Pessoal, uma vez que o domínio pessoal define-se o um processo no qual os indivíduos, por meio do auto-conhecimento, aprendem a clarificar e aprofundar seus próprios objetivos, a concentrar esforços e a ver a realidade de uma forma objetiva, que faz parte do 5° Processo da Gestão de Pessoas ( Manter Pessoas), de Chiavenato, tal processo envolve a Higiene do trabalho que refere-se a um conjunto de normas e procedimento que visa à proteção da integridade física e mental do trabalhador, preservando-o dos riscos de saúde inerentes às tarefas do cargo e ao ambiente físico onde são executadas. Relaciona-se com o diagnóstico e prevenção das doenças ocupacionais a partir do estudo e controle de duas variáveis: homem e seu ambiente de trabalho. A segurança do trabalho que refere-se ao conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho. A QVT (Qualidade de Vida no Trabalho) representa o grau em que os membros da organização são capazes de satisfazer as suas necessidades pessoais com sua atividade na organização, a satisfação com o trabalho executado, possibilidade de futuro na ... organização, reconhecimento pelos resultados alcançados, o salário percebido, benefícios auferidos, relacionamento humano dentro do grupo e da organização, ambiente psicológico e físico de trabalho, liberdade de decidir, possibilidade de participar e coisas assim.

Modelos Mentais - Cada pessoa possui seu modelo mental, para melhorar a percepçãp dos colaboradores a empresa está propiciando a troca de experiências com variadas culturas, ampliando a percepção.

Visão Compartilhada - Realmente a empresa divulga seus valores, princípios através de várias ferramentas de  comunicação entre eles são: reuniões com superiores, gerentes e diretores, porém é necessário que se faça além, para que as pessoas se comprometam com a visão da empresa.

Aprendizagem em equipe - Utilizar se de equipe de trabalho, trabalho de liderança e de grupos criativos, colaborando com a Aprendizagem em Equipe.

Pensamento Sistêmico - É a integração das 5 Disciplinas, ver não somente o todo, mas as partes envolvidas, promovendo cursos de Legislação Trabalhista, Segurança e Saúde no Trabalho, Filosifia e Espiritualidade, fundindo os em um conjunto coerente de teoria e prática. 

Conclusão do Grupo

De acordo com o artigo estudado, houveram falhas evidenciadas, no comportamneto das pessoas, a um passo que a aprendizagem organizacional depende das pessoas, e isso tem desdobramentos por toda a organização, que muitas vezes retarda o processo da aprendizagem.
É necessário uma mudança de modelo mental das pessoas, a Marcopollo acredita que seja necessário mais treinamento e sistematização do processo de aprendizagem, para ocorrer a capacitação dos recursos humanos em suas competências, habilidades, ressaltando que é um processo a longo prazo.

Material de Consulta: Livro A 5ª Disciplina - Peter Senge.
Imagem.: http://www.igea.org.br/site/secoes/estatisticas/2009/logo_marcopolo60.jpg

Concluindo assim, de acordo com o artigo estudado houveram falhas evidenciadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário